© APEA Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente

SER ENGENHEIRO

Um engenheiro pode desenvolver a próxima geração de tablets, criar um novo equipamento médico que revolucione a forma de diagnosticar e tratar doenças, conceber cidades onde apenas se utilizem energias renováveis ou construir a aeronave que levará os primeiros seres humanos a Marte!

 

Com base numa formação diversificada (matemática, química, mecânica, geologia, biologia, informática, gestão, entre outras), e trabalhando em equipa com profissionais das mais diversas áreas, os engenheiros desenvolvem, criam e implementam processos, produtos ou sistemas que ajudam a moldar o futuro e permitem uma melhor qualidade de vida.

“Being an engineer is finding the answers to the challenges that confront society. Being an engineer is about making a difference.”

Em baixo encontram algumas definições sobre diferentes tipos de engenharia e vídeos sobre o conceito: entrem no espírito destas Olimpíadas e deixem-se inspirar!

 Engenharia Alimentar 

Um Engenheiro Alimentar estuda a produção de alimentos em escala industrial. Desenvolve técnicas, equipamentos e softwares para otimizar os processos produtivos. Na indústria, o engenheiro alimentar atua em todas as etapas do processo de fabricação e conservação de alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal, o controle de qualidade é outro setor que pode atuar.

 Engenharia Civil 

Um Engenheiro Civil dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, fábricas produtoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estruturas. Acompanha todas as etapas de uma construção ou reabilitação, desde a conceção do projeto, passando pela construção e manutenção. Tem, portanto, a responsabilidade garantir a estabilidade e a segurança do edifício.

 Engenharia do Ambiente 

O Engenheiro do Ambiente é o profissional de engenharia capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução de problemas ambientais, nomeadamente quanto à identificação das causas, das consequências e dos processos envolvidos, estando apto a ponderar os aspetos científicos, sociais e éticos envolvidos em cada projeto e está capacitado para selecionar ferramentas apropriadas para avaliação do problema e para a respetiva resolução.

 Engenharia dos materiais 

Sempre que um novo produto é projetado por um fabricante é preciso considerar aspetos como a resistência a impactos, se vai sofrer calor ou frio, se o produto será fácil de manusear, entre outros. Esses fatores influenciam o tipo de material a ser utilizado para a fabricação do produto. As diversas combinações e ligas de materiais implicam diferentes processos químicos e, assim, o Engenheiro dos Materiais pode especializar-se numa classe específica de materiais, como as cerâmicas, os metais ou os polímeros.

 Engenharia Eletrotécnica 

É o ramo da engenharia elétrica que estuda a produção, o processamento, o transporte, a distribuição e o armazenamento de energia elétrica, bem como os aparelhos elétricos ligados aqueles sistemas, incluindo geradores, motores elétricos e transformadores. Um Engenheiro Eletrotécnico é, regra geral, responsável pelo planeamento e supervisão da construção, instalação e manutenção de equipamentos elétricos e eletrónicos.

 Engenharia Florestal 

O Engenheiro Florestal estuda e administra parques e reservas florestais, gere processos de exploração que preservem os recursos naturais e recupera áreas degradadas. Realiza atividades em educação ambiental e ecoturismo, incentiva as ações de preservação da biodiversidade da fauna e da flora. Elabora e promove projetos de reflorestamento das espécies arbóreas para aumentar sua produtividade. Pesquisa sementes e o melhoramento genético da vegetação.

 Engenharia Mecânica 

É o ramo da engenharia que cuida da conceção do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. O Engenheiro Mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo o tipo de indústria (desde o ar condicionado da nossa casa até aviões, passando pela exploração de petróleo e a indústria automobilística). Pode também investigar tecnologias de ponta, liderar equipas de produção e manutenção, atuar no controlo de qualidade, projetar equipamentos e fábricas.

What is Engineering?

Engenharia PT